Menu

Humberto Ávila 

Humberto Ávila é Professor Titular de Direito Tributário da Universidade de São Paulo-USP, ocupando a mais tradicional Cátedra de Direito Tributário do Brasil, fundada em 1965, e pela qual passaram alguns dos mais eminentes juristas pátrios. Também é Professor Titular de Direito Tributário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, preenchendo a primeira Cátedra de Direito Tributário desde a fundação dessa Instituição, em 1900. É igualmente Professor Emérito do Centro de Extensão Universitária-CEU e do Instituto Internacional de Estudos Sociais-IIES. É advogado e parecerista em São Paulo, Brasília e Porto Alegre.

Especialista em Finanças (UFRGS, 1993), em Fundamentos do Direito Alemão e em Metodologia da Ciência do Direito (Universidade de Munique, 1998), Mestre em Direito Público (UFRGS, 1996), Doutor em Direito (Universidade de Munique, 2002, com bolsa do CNPq) e Livre-Docente em Direito Tributário (USP, 2007). Realizou Estágios Pós-Doutorais em Teoria do Direito (Harvard Law School, 2006) e em Direito Tributário (Universidade de Heidelberg, 2007-2008, e Universidade de Bonn, 2008-2009, com bolsa da Fundação Alexander von Humboldt).

Membro de vários institutos, associações e conselhos editoriais no Brasil e no exterior, o autor foi nomeado para o Editorial Board da série Law and Philosophy Library, da editora Springer, sediada na Holanda, ao lado dos mais aclamados Professores de Teoria do Direito.

Além do Teoria dos Princípios (Malheiros Editores, 18a ed., 2018), obra que se tornou um verdadeiro clássico e foi traduzida para as línguas italiana, espanhola, inglesa e alemã, o autor escreveu, dentre outras, as seguintes obras: Conceito de Renda e Compensação de Prejuízos Fiscais (Malheiros Editores, 2011), Contribuições e Imposto sobre a Renda (Malheiros Editores, 2015), Fundamentos do Estado de Direito – Homenagem a Almiro do Couto e Silva (org., Malheiros Editores, 2005) Teoria da Igualdade Tributária (3a ed., São Paulo, Malheiros Editores, 2015), Teoria da Segurança Jurídica (4a ed., São Paulo, Malheiros Editores, 2016), também traduzido para o espanhol e para o inglês, e Sistema Constitucional Tributário (5a ed., São Paulo, Saraiva, 2012).

Livros Publicados

Comentários sobre Humberto Ávila 

Envie suas dúvidas, elogios ou críticas sobre o livros de Humberto Ávila