1º lugar no Concurso de teses e dissertações das XIII Jornadas de Direito Processual do IBDP
Prefácio de ANTONIO DO PASSO CABRAL
POR QUE ESCOLHER O LIVRO COGNIÇÃO DO JUIZ NO PROCESSO CIVIL?
“Fernanda Costa Vogt é uma joia rara para um professor. É a combinação perfeita de inteligência, tenacidade e coragem, uma mistura explosiva para qualquer carreira acadêmica. (...) Era questão de tempo até que chegasse à pós-graduação, já com experiência, bagagem intelectual, maturidade científica e carga de leitura invulgares.
(...)
Diante de tantas premissas poderosas, diversas ideias novas e respostas precisas para as questões práticas que enfrentamos no foro, a sensação que se tem ao final do livro é de estarmos dentro da História, experimentando em tempo real o direito em evolução diante de nossos olhos. É também a sensação de constatar que passamos a um novo paradigma; um paradigma que nos leva certamente a um outro patamar de compreensão, provoca muitas outras reflexões, leva-nos a pensar e, como o tema pede, um anseio de conhecer.
Assim, estou convicto de que a presente obra oferece uma completa reestruturação do tema da cognição, ao mesmo tempo em que inaugura uma nova era no seu estudo. A partir de agora, todos os que pensarem em analisar o tema da cognição, provavelmente terão o livro de Fernanda Vogt como marco teórico. É, portanto, um livro indispensável, que será o ground zero do qual irradiarão outros tantos trabalhos e ideias.”
Antonio do Passo Cabral
Professor Associado de Direito Processual Civil da UERJ.
Procurador da República.