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    Concursos Públicos - Administração Geral e Pública

    4ª edição Revista, atualizada e ampliada  
    • Páginas: 688
    • Disciplina: Administração Geral, Pública, Auditoria e AFO
    • Coleção: Concursos Públicos,
    • Edição: 4
    • Ano: 2019
    • Acabamento: Brochura
    • Lançamento: 15/08/2019

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    O LEITOR ENCONTRARÁ:

    • Tabelas e gráficos
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    O livro de Elisabete irá munir tanto o público acadêmico quanto aqueles que se preparam para enfrentar concursos, bem como gestores públicos, de elementos para a compreensão das novas tendências da Administração Pública, trazendo a contextualização histórica, principais pensadores da área e a evolução dos conhecimentos ao longo dos séculos. Tudo exposto por meio de princípios, técnicas e estratégias, além de casos e exemplos práticos dos processos gerenciais.

    Os capítulos passam pelo conceito de Estado, Governo e Administração Pública, contemplam as tendências de modernização das instituições públicas e privadas, trazem abordagens, princípios e modelos da administração e são concluídos com a abordagem das relações dos processos gerenciais com os fatores humanos, tecnológicos e econômicos do país.
    Para tornar a leitura ainda mais fluida e agradável, a autora se utiliza de recursos visuais e didáticos como tabelas, esquemas, diagramas, modelos, ilustrações, exemplos, observações importantes, gráficos, tópicos, listas, além de ricas questões comentadas sobre cada uma das temáticas abordadas. (...)

    Com este livro em mãos, será fácil dominar as novas expressões, abordagens, tecnologias e tendências da Administração Pública.

    Desejo-lhes uma excelente leitura!

    Renato Saraiva

    CONHEÇA A COLEÇÃO CONCURSOS PÚBLICOS:

    Como professores e autores, observamos a necessidade de sintetizar os principais pontos dos editais em um livro que seja capaz de mesclar legislação, doutrina, jurisprudência e questões.

    Esses quatro pilares foram selecionados para facilitar a compreensão dos institutos, possibilitando não somente o conhecimento doutrinário, mas, especialmente, das diretrizes seguidas em nossos tribunais, tão questionadas nas provas de concurso.

    Surgiu daí a ideia de criar a coleção Concursos Públicos unindo essas quatro bases, agilizando os estudos daqueles que se preparam para as provas objetivas.

    Os livros da coleção utilizam de linguagem clara, objetiva, além de inserir quadros, esquemas e observações, com a finalidade de facilitar a memorização e aprendizado da matéria.

    Incluíram ainda questões dos principais concursos públicos, tais como Ministério Público, Magistratura, procuradorias, advocacias públicas etc., a fim de aproximar o candidato da realidade dos concursos e possibilitar a melhor fixação da matéria. Contém também questões da OAB, ante o elevado nível em que, atualmente, encontram-se tais questões.

    Além disso, no fim do livro, foi feita uma revisão geral, com o objetivo de permitir a leitura rápida e pontual nos últimos dias antes da prova.

    Esperamos que este livro contribua para alcançar o tão sonhado cargo público.

    Élisson Miessa e Henrique Correia

    Fechamento: 21.08.19


    SUMÁRIO
    PARTE I ESTADO, GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
    CAPÍTULO 1
    EVOLUÇÃO DO ESTADO MODERNO: ASPECTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS, POLÍTICOS E CULTURAIS QUE CONDICIONAM O ESTADO
    1.1. Estado Monárquico - Absolutista
    1.2. Estado Liberal
    1.3. O Estado do Bem-estar Social e Intervencionista
    1.4. Estado Neoliberal
    1.5. Estado Neodesenvolvimentista
    CAPÍTULO 2
    EVOLUÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
    2.1. Administração Colonial (até 1889)
    2.2. República Velha (1889-1930)
    2.3. Era Getúlio Vargas - 1º governo: 1ª reforma administrativa (1930 a 1945)
    2.4. Governo Dutra (1946-1951) e 20 Governo de Vargas (1951-1954)
    2.5. Juscelino Kubitschek - JK (1956 a 1961) - Modernização administrativa: administração paralela - Jânio Quadros (janeiro a agosto de 1961) e João Goulart - Jango (1961-1964)
    2.6. Era Autoritária militar: administração para o desenvolvimento (1964-1985)
    2.6.1. Crise do Modelo Nacional Desenvolvimentista
    2.7. Governo Sarney e a democratização da Nova República (1985-1990)
    2.8. Governo Collor (1990-1992)
    2.9. O Governo Itamar (1992-1994)
    2.10. Governo FHC: reforma do Estado (1995-2002)
    2.11. Governo Lula e Dilma: revitalização do Estado (2003-2014)
    2.12. Análise crítica das reformas administrativas
    CAPÍTULO 3
    ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL, BUROCRÁTICA E GERENCIAL
    3.1. Administração Pública Patrimonial
    3.2. Administração Pública Burocrática - modelo racional-legal
    3.3. Administração Pública Gerencial
    3.3.1. Modelo Gerencialista Britânico
    3.3.2.
    Movimento Reinventando o Governo - Empreendedorismo governamental estadunidense
    3.3.3. Modelo Gerencial Brasileiro
    3.3.3.1.
    Crise de Governança: crise do modelo burocrático e necessidade de reforma
    3.3.3.2.
    O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado - PDRAE
    3.3.3.3. A Emenda Constitucional 19/98: reforma gerencial
    3.3.3.4.
    Análise dos Modelos de Gestão Patrimonial, Burocrática e Gerencial
    3.3.3.5.
    Evolução do Modelo Gerencial na Administração Pública Brasileira
    CAPÍTULO 4
    CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE AS GESTÕES PÚBLICA E PRIVADA
    CAPÍTULO 5
    GOVERNO EMPREENDEDOR E A GESTÃO POR RESULTADOS
    5.1. Empreendedorismo e as Novas Lideranças no Setor Público
    5.2. O Paradigma do Cliente: qualidade e cidadania
    5.3. Valor Público
    5.4. A Contratualização de Resultados
    CAPÍTULO 6
    O ESTADO ELETRÔNICO OU GOVERNO ELETRÔNICO
    6.1. Transparência, Controle Social e Cidadania
    CAPÍTULO 7
    ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SOCIETAL: OUTRA VERTENTE DE REFORMA
    7.1. Fóruns Temáticos
    7.2. Conselhos Gestores de Políticas Públicas
    7.3. Orçamento Participativo - OP
    CAPÍTULO 8
    CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GESTÃO PÚBLICA
    8.1. Governabilidade
    8.2. Governança
    8.2.1. Governança Corporativa no Setor Público
    8.3. Accountability
    8.4. Intermediação de Interesses
    8.4.1. Clientelismo
    8.4.2. Corporativismo
    8.4.3. Neocorporativismo
    8.4.4. Fisiologismo e Rent Seeking
    CAPÍTULO 9
    A ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E OS NOVOS MODELOS INSTITUCIONAIS
    9.1. Administração Pública
    9.2. Organizações Sociais - OS
    9.3. Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP
    9.4. Agências Executivas
    9.5. Estado Regulador - Agências Reguladoras
    QUESTÕES
    CAPÍTULOS 1 E 2
    CAPÍTULO 3
    CAPÍTULO 4
    CAPÍTULO 5
    CAPÍTULOS 6, 7, 8 E 9
    PARTE II TENDÊNCIAS DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA
    CAPÍTULO 10
    INDICADORES DE DESEMPENHO
    10.1. Componentes de um Indicador
    10.2. Critérios para classificação dos Indicadores
    10.3 Critérios Centrais dos Indicadores
    10.4. Propriedades dos Indicadores
    10.5. Taxonomia de Indicadores
    10.6. Relações entre Eficiência X Eficácia X Efetividade
    CAPÍTULO 11
    GESTÃO POR PROCESSOS
    11.1. Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM)
    11.1.1. Conceitos importantes e fundamentais de BPM
    11.1.2. Ciclo de Gerenciamento de Processos - Visão BPM CBOK V3.0
    11.1.3. Ciclo de Gerenciamento de Processos - Visão SDPS
    11.2. Modelagem de Processos
    11.3. Análise de Processos
    11.4. Desenho de Processos
    11.5. Gerenciamento de Desempenho de Processos
    11.6. Transformação de Processos
    11.7. Organização do Gerenciamento de Processos
    11.8. Gerenciamento Corporativo de Processos
    11.8.1. Maturidade de Processos - Visão do CBOK e SDPS
    11.9. Tecnologias de Gerenciamento de Processos de Negócio
    11.10. Simplificação Administrativa dos Processos na Administração Pública
    CAPÍTULO 12
    GESTÃO DA QUALIDADE E REENGENHARIA: MUDANÇAS NOS PROCESSOS DE TRABALHO
    12.1. Gestão da Qualidade: Excelência da Gestão
    12.1.1. Eras da Qualidade
    12.1.2. Conceitos de Qualidade
    12.1.3. Kaizen e a Melhoria Contínua
    12.1.4. Pressupostos da Qualidade
    12.1.5. Principais Pensadores - Gurus da qualidade
    12.1.6. Normas ISO
    12.1.7.
    Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) e o Modelo de Excelência da Gestão (MEG)
    12.1.7.1.
    Modelo de Excelência em Gestão (MEG) 20ª edição - 2013
    12.1.7.2.
    Modelo de Excelência em Gestão (MEG) 21ª edição - 2017
    12.1.7.3.
    Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ - Melhores em Gestão®
    12.1.7.4. Programa de Excelência em Gestão (PEG)
    12.1.8.
    Excelência na Gestão Pública: gestão da qualidade no serviço público
    12.1.8.1.
    Evolução dos Programas de Qualidade na Administração Pública
    12.1.8.2. Programa Gespública
    12.2. Reengenharia
    12.3. Qualidade X Reengenharia: semelhanças e diferenças
    CAPÍTULO 13
    MÉTODOS E FERRAMENTAS DE GESTÃO
    13.1. Ciclo PDCA de Melhoria Contínua
    13.2. Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP
    13.3. Diagrama de Causa e Efeito
    13.4. Folha de Verificação ou Folha de Coleta de Dados
    13.5. Histograma
    13.6. Gráfico de Controle ou Carta de Controle
    13.7. Fluxograma
    13.8. Diagrama de Pareto
    13.9. Diagrama de Dispersão
    13.10. Diagrama de Linha de Tempo
    13.11. Gráfico de Barras
    13.12. Matriz GUT
    13.13. Plano 5W2H
    13.14. Método dos 5 Porquês
    13.15. Diagrama da Árvore
    13.16 Estratificação
    13.17. Método 5S ou 10S
    13.18. Método Seis Sigma
    13.19. Ciclo DMAIC
    13.20. Sistema Lean - Sistema Toyota de Produção
    13.20.1. Método Just in Time (JIT)
    13.20.2. Kanban
    13.20.3. Poka Yoke
    13.20.4. Jidoka
    13.20.5. Círculos de Controle da Qualidade (CCQ)
    13.21. Análise do Campo de Forças - Barreiras e Auxílios
    13.22. Empowerment (empoderamento)
    13.23. Downsizing
    13.24. Outsourcing ou Terceirização
    13.25. ing
    13.26. Técnicas de Desenvolvimento da Criatividade
    13.26.1. Brainstorming
    13.26.2. Brainwriting
    13.26.3. Grupo Nominal ou Reunião Eletrônica
    13.26.4. Grupo Focal
    13.26.5. Método Delphi (delfos)
    13.26.6. Grupos de Interação
    13.27. Técnicas de Previsão de Futuro
    13.27. Abordagem Heurística
    13.28. Método Cartesiano
    13.29. Rede PERT / CPM
    CAPÍTULO 14
    GESTÃO DE PROJETOS
    14.1. Elementos fundamentais
    14.2. Contexto de Gerenciamento de Projetos
    14.2.1. Gerenciamento de Projetos, Programas, Portfólios e Operações
    14.3. Escritório de Gerenciamento de Projetos - EGP
    14.4. Influências e Tipos de Estrutura Organizacional
    14.5. Stakeholders
    14.6. Componentes do Guia PMBOK
    14.6.1. Ciclo de Vida do Projeto e do Desenvolvimento
    14.6.2. Fase do Projeto
    14.6.3.
    Processos de Gerenciamento de Projetos, Grupos de Processos e Áreas do Conhecimento
    14.7. Tailoring
    14.8. Documentos de Negócio do Gerenciamento de Projetos
    QUESTÕES
    CAPÍTULO 10
    CAPÍTULO 11
    CAPÍTULO 12
    CAPÍTULO 13
    CAPÍTULO 14
    PARTE III ABORDAGENS, PRINCÍPIOS E MODELOS DA ADMINISTRAÇÃO
    CAPÍTULO 15
    NATUREZA E EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO
    15.1. Abordagem Clássica
    15.1.1. Administração Científica
    15.1.1.1. Princípios da Administração Científica
    15.1.1.2.
    Contribuições da Organização Racional do Trabalho - ORT
    15.1.1.3. Henry Ford
    15.1.2. Teoria Clássica ou Teoria da Gestão Administrativa
    15.1.3. Críticas à Abordagem Clássica
    15.2. Abordagem Humanística
    15.3. Abordagem Neoclássica
    15.3.1. Administração por Objetivos - APO
    15.4. Teoria da Burocracia
    15.5. Abordagem Estruturalista
    15.6. Teoria Comportamental
    15.7. Teoria do Desenvolvimento Organizacional - DO
    15.7.1. Processo de DO
    15.7.2. Técnicas de DO
    15.8. Abordagem Quantitativa ou Teoria Matemática
    15.9. Modelo Japonês de Administração - Sistema Toyota de Produção: Escola da Qualidade
    15.10. Abordagem Sistêmica
    15.10.1. Teoria e Gestão da Informação - o estudo da cibernética
    15.11. Abordagem Contingencial
    15.12. Novas Abordagens e Tendências Organizacionais: efeitos da revolução tecnológica e seus impactos nas organizações
    15.12.1. Responsabilidade Corporativa e Social
    QUESTÕES
    CAPÍTULO 15
    PARTE IV PROCESSOS GERENCIAIS: RELAÇÕES COM OS FATORES HUMANOS, TECNOLÓGICOS E ECONÔMICOS
    CAPÍTULO 16
    PROCESSO ADMINISTRATIVO ORGANIZACIONAL: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE
    16.1. Planejamento
    16.1.1. Níveis de Planejamento: estratégico, tático e operacional
    16.2. Organização
    16.3. Execução
    16.4. Direção
    16.5. Controle e Avaliação
    16.6. Comunicação
    16.6.1. Processo de Comunicação Organizacional
    16.6.2. Comunicação na Gestão Pública
    16.7. Coordenação
    CAPÍTULO 17
    GESTÃO ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: OS ESTUDOS DE ESTRATÉGIA E SEU IMPACTO NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
    17.1. Escolas do Planejamento Estratégico
    17.2. Etapas de Elaboração do Planejamento Estratégico
    17.3. Processo de Planejamento Estratégico
    17.3.1. Visão Organizacional
    17.3.2. Valores Organizacionais
    17.3.3. Análise Externa
    17.3.4. Análise Interna/Organizacional
    17.3.4.1. Modelo Vrio
    17.3.4.2. Outros componentes organizacionais relevantes
    17.3.5. Missão e Negócio
    17.3.6. Estruturação de Cenários
    17.3.7. Definição dos Fatores Críticos de Sucesso
    17.3.8. Posturas Estratégicas
    17.3.9. Estabelecimento de Macropolíticas
    17.3.10. Estabelecimento de Objetivos, Desafios e Metas
    17.3.11. Formulação da Estratégia
    17.3.11.1. Conceito de Estratégia
    17.3.11.2. Conteúdo da Estratégia
    17.3.11.3. Níveis de Decisão Estratégica
    17.3.11.4. Tipos de Estratégias
    17.3.12. Escolha de Estratégias
    17.3.13. Estabelecimento de Projetos e Planos de Ação
    17.3.14. Implantação da Estratégia
    17.3.15. Controle e Avaliação das Estratégias
    CAPÍTULO 18
    BALANCED SCORECARD - BSC PAINEL DE INDICADORES BALANCEADOS
    18.1. Metodologia para a Construção e Implantação do BSC
    18.2. Componentes do BSC
    18.3. Tipos de Indicadores do BSC
    18.4. BSC na Administração Pública
    CAPÍTULO 19
    ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: CARACTERÍSTICAS DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS MODERNAS - TIPOS DE ESTRUTURA, NATUREZA, FINALIDADES E CRITÉRIOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO
    19.1. Componentes da Estrutura Formal
    19.1.1. Cadeia de Comando
    19.1.1.1. Tipos de Autoridade
    19.1.2. Amplitude Administrativa/Controle
    19.1.3. Centralização e Descentralização
    19.1.3.1. Delegação
    19.1.4. Especialização do Trabalho
    19.1.5. Formalização
    19.1.6. Departamentalização
    19.2. Condicionantes da Estrutura Organizacional
    19.2.1. Estratégia: estrutura segue a estratégia
    19.2.2. Ambiente: estrutura se adapta ao ambiente
    19.2.3. Tecnologia: estrutura depende da tecnologia
    19.2.4. Tamanho: estrutura se ajusta ao tamanho e ao ciclo de vida
    19.3. Mecanismo de Coordenação: necessidades e métodos
    19.4. Modelos de gestão: tipos de estrutura, abordagens, novos desenhos e construções organizacionais
    19.4.1. Estrutura Linear
    19.4.2. Estrutura Funcional
    19.4.3. Estrutura Linha-Staff
    19.4.4. Estrutura tipo Comissão/Colegiada
    19.4.5. Estrutura Divisional ou Unidades Estratégicas de Negócios - UEN
    19.4.6. Estrutura Matricial
    19.4.7. Estrutura em Rede/Networks ou Virtual
    19.4.7.1. Gestão de Redes na Administração Pública
    19.4.8. As Organizações em Cinco Partes
    19.4.9. As Estruturas Vistas como Metáforas Organizacionais
    QUESTÕES
    CAPÍTULO 16
    CAPÍTULO 17 E 18
    CAPÍTULO 19
    PARTE V CONCEITOS CONTEMPORÂNEOS DE GESTÃO: AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
    CAPÍTULO 20
    RELAÇÕES PESSOAS VERSUS ORGANIZAÇÕES: CONCEITOS FUNDAMENTAIS
    20.1. Organizações: principais conceitos
    20.2. Indivíduos: principais conceitos
    20.3. Comportamento organizacional (CO): equilíbrio organizacional e relações de reciprocidade
    20.4. Comprometimento organizacional
    CAPÍTULO 21
    GESTÃO DE PESSOAS: CONCEITOS PRÁTICAS, MODELOS E ESTRATÉGIAS
    21.1. Evolução dos Modelos de gestão de pessoas: fatores condicionantes
    21.1.1. Premissas dos modelos de Gestão de Pessoas
    21.1.2. Valores associados aos modelos de Gestão de Pessoas
    21.2. Gestão Estratégica de Recursos Humanos: construção de um novo modelo
    21.2.1.
    Responsabilidade de linha versus Função de staff: o papel da área de RH
    21.2.2. Níveis de Atuação da Área de RH
    21.2.3. Papéis Assumidos pelo Gestor de Recursos Humanos
    21.2.4. Objetivos e Funções da Área de Recursos Humanos
    21.3. Possibilidades e Limites da Gestão de Pessoas nas Organizações Modernas
    21.4. Possibilidades e Limites da Gestão de Pessoas no Setor público
    CAPÍTULO 22
    MOTIVAÇÃO
    22.1. Ciclo Motivacional
    22.2. Teoria de Campo de Lewin: motivação e comportamento
    22.3. Teorias de Motivação
    22.3.1. Teorias do Conteúdo
    22.3.1.1. Teoria da Hierarquia de Necessidades de Maslow
    22.3.1.2. Teoria de ERG (ou ERC)de Alderf
    22.3.1.3. Teoria dos Dois Fatores ou Bifatorial de Herzberg
    22.3.1.3.1.
    Comparação entre as teorias de Maslow e de Herzberg
    22.3.1.3.2. Enriquecimento do cargo ou de tarefas
    22.3.1.4.
    Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland & Atkinson
    22.3.1.5. Teoria X e Y de Douglas McGregor e a teoria Z de Ouchi
    22.3.2. Teorias de Processo
    22.3.2.1. Teoria da Dissonância Cognitiva de Festinger
    22.3.2.2. Teoria da Equidade ou do Equilíbrio de J. Stacy Adams
    22.3.2.3.
    Teoria da Definição de Objetivos de Edwin Locke e Latham
    22.3.2.4. Teoria da Expectativa - modelo contingencial de Vroom
    22.3.2.5. Teoria da Atribuição Causal de Kelly
    22.3.2.6. Teoria da Avaliação Cognitiva de Decy e Ryan
    22.3.2.7. Teoria do Reforço ou Behaviorista de B. F. Skinner
    22.4. A Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) a Motivação
    CAPÍTULO 23
    LIDERANÇA
    23.1. Liderança X Poder X Autoridade - teoria da atribuição
    23.2. Papéis e habilidades gerenciais
    23.3. Abordagens e Teorias de Liderança
    23.3.1. Teoria de Liderança dos Traços de Personalidade
    23.3.2. Teorias Comportamentais de liderança
    23.3.2.1. Teoria X e Y de Douglas McGregor
    23.3.2.2.
    Teoria dos estilos clássicos de liderança de White e Lippitt: Universidade de Iowa
    23.3.2.3. Estudos de Stogdill e Coons da Universidade de Ohio
    23.3.2.4. Estudos de Rensis Likert: Universidade de Michigan
    23.3.2.5.
    Sistemas de Administração ou Gerenciais de Likert: Sistema 4 ou quatros estilos
    23.3.2.6.
    Teoria do Grid Gerencial (managerial grid) de Blake e Mouton
    23.3.2.7. Estudos Escandinavos
    23.3.3. Teorias Contingenciais da Liderança
    23.3.3.1.
    Teoria do Continuum de Liderança de Tannenbaum e Schmidt
    23.3.3.2. Modelo de Fiedler
    23.3.3.3. Teoria do Recurso Cognitivo de Fiedler e Garcia
    22.3.3.4.
    Teoria da liderança Situacional de Hersey e Blanchard - curva da maturidade
    22.3.3.5.
    Teoria da liderança em passos gradativos de House ou teoria do caminho-meta
    22.3.3.6.
    A concepção de Reddin: a teoria 3D da Eficácia Gerencial
    22.3.3.7. Teoria da Troca Líder-membro
    22.3.4.
    Outros Estilos de Liderança - abordagens emergentes e neocarismáticas
    CAPÍTULO 24
    PROCESSO DECISÓRIO
    24.1. Tipos de Decisões e de problemas
    24.2. Modelos de tomada de decisões
    24.2.1. Modelo Racional
    24.2.2. Modelo Carnegie ou modelo de Racionalidade Limitada
    24.2.3. Modelo Incrementalista
    24.2.4. Modelo Mixed-scanning
    24.2.5. Modelo Desestruturado
    24.2.6. Modelo da Lata de lixo (garbage can) ou Anarquia organizada
    24.3. Fatores psicológicos que afertam as decisões
    24.4. Estilos utilizados na tomada de decisão
    24.5. Tomada de decisão em grupo x individual: vantagens e desvantagens
    24.3. FerramEntas que apoiam a tomada de decisão
    CAPÍTULO 25
    GESTÃO DE CONFLITOS
    25.1. Classificações do conflito
    25.2. Abordagens para solução de conflito
    25.3. Processo de conflito
    25.4. Estilos, técnicas e formas de soluÇão de conflito
    25.4. Técnicas Utilizadas para estimular o conflito
    CAPÍTULO 26
    GESTÃO DE GRUPOS E EQUIPES
    26.1. Variáveis Estruturantes do Trabalho em Grupo
    26.2. Perigos decorrentes do trabalho grupal
    26.3. Vantagens e Desvantagens do Trabalho Grupal
    26.5. Equipes
    26.5.1. Tipos de equipes
    26.5.2. EstÁgios do desenvolvimento de equipes
    QUESTÕES
    CAPÍTULOS 20 E 21
    CAPÍTULO 22
    CAPÍTULO 23
    CAPÍTULO 24
    CAPÍTULO 25
    CAPÍTULO 26
    BIBLIOGRAFIA

    Informações Técnicas

    Informações Técnicas
    ID JUS0444
    Price R$ 119,90
    Preço R$ 79,90
    Páginas 688
    Edição 4
    ISBN 9788544229224
    Largura 17,00
    Altura 24,00
    Ano 2019
    Acabamento Brochura
    Disciplina Administração Geral, Pública, Auditoria e AFO
    Coleção Concursos Públicos
    Tipo DOUTRINA
    Autores Elisabete De Abreu E Lima Moreira
    Livro do dia Não
    dia do cupom vinte

    Sobre os Autores

    Elisabete de Abreu e Lima Moreira

    Auditora das Contas Públicas – Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. Professora em cursos para concursos em diversos Estados. Professora Universitária. Mestre em Administração Geral – UFPE. Pós-Graduada em Contabilidade e Controladoria Governamental - UFPE. Especialista em Gestão de Pessoas – UFPE. Graduada em Administração de Empresas e Análise de Sistemas.

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