Apresentação de Mauricio José Lemos Freire
POR QUE ESCOLHER O LIVRO DRONES, INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E SEGURANÇA PÚBLICA?
Escolhi apresentar este livro “DRONES, INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E SEGURANÇA PÚBLICA”, porque seus autores Higor Vinicius Nogueira Jorge, Mauro Roberto de Souza Júnior e Éverson Aparecido Contelli conseguiram explorar, com muita qualidade técnica e analítica, a importância da utilização das aeronaves remotamente pilotadas (RPA), popularmente conhecidas como drones, na sociedade contemporânea, dando ênfase ao seu uso na segurança pública e demonstrando a necessidade dessas novas tecnologias para a eficiência das diversas atividades policiais.
As aeronaves controladas remotamente, que há pouco tempo estavam presentes apenas em filmes de ficção, constituem hoje uma inovação tecnológica que tem transformado os mais diversos setores, desde o transporte até operações de guerra, passando pelo monitoramento de vários tipos de situações, otimizando tempo, reduzindo custos e poupando vidas. É evidente que a atividade policial investigativa não pode prescindir destes equipamentos, que estão conseguindo trazer o futuro para mais perto de nós.
Essa inovação tecnológica deverá se tornar uma importante ferramenta para uma melhor qualidade no sistema de inteligência investigativa policial como, também, nas operações de confronto ao crime organizado. E num futuro não muito distante, os drones ou RPA poderão substituir a presença humana em situações de grande risco para os policiais.
Sinto-me honrado em apresentar esta grande obra, estando certo de que os autores merecem louvor e distinção, pois foram capazes de oferecer um panorama completo sobre o emprego dessas aeronaves, bem como possibilidades ilimitadas de emprego em prol da segurança pública e, em maior e mais relevante escala, da nossa sociedade.
Trata-se de um livro que classifico como leitura essencial para todos aqueles que, como eu, apreciam o trabalho policial de investigação criminal e tudo o que as novas tecnologias podem proporcionar para a melhoria da qualidade da segurança pública.
Mauricio José Lemos Freire