Prefácio de EDILSON VITORELLI
UM NOVO SELO PARA NOVOS TEMPOS!
Essa obra discute as transformações de temas relevantes provocadas pela virada tecnológica!

Tem o selo do Conselho de Direito Digital, Transformação e Novas Tecnologias, composto por grandes autores envolvidos nas discussões relacionadas a transformação digital
POR QUE ESCOLHER O LIVRO O USO DE RED FLAGS NO ENFRENTAMENTO À CORRUPÇÃO?
O que Luiz Felipe Carvalho nos apresenta nesta obra, cuja pesquisa tive a honra de orientar, é uma metodologia de investigação para a detecção ativa de atos de corrupção, com o uso de red flags. Como bem explica o autor, as red flags – bandeiras vermelhas – são condutas atípicas, capazes de despertar alertas indicativos da necessidade de investigação. Essas condutas são detectáveis com o uso de ferramentas tecnológicas hoje ampla e gratuitamente disponíveis.
O uso de red flags permite a detecção, de forma automatizada, de dezenas de tipologias de risco de fraude, as quais Luiz Felipe exemplifica concretamente, a partir de casos que enfatizam especialmente o ambiente das compras públicas. A criação das tipologias de atos, a partir de dados existentes e estruturados, permite a utilização de diversos algoritmos de mineração de informação, para a detecção de ilícitos.
Em síntese, o trabalho de Luiz Felipe é de grande valor para todos os agentes que se dedicam à prevenção e combate à corrupção, seja no âmbito dos controles internos do Poder Público (controladores, auditores, gestores), seja na esfera estritamente penal (membros do Ministério Público, juízes e policiais). Trata-se de uma análise científica minuciosa, aliada à experiência prática do autor, que transforma a apresentação dos dados em um guia empírico, passível de implementação pelo leitor.
A presente obra tem amplo potencial para contribuir, de modo significativo, com a difícil caminhada brasileira no rumo da ética e da probidade administrativa.
Edilson Vitorelli