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Técnicas de Redação para Concursos - Teoria e Prática (2019)

7ª edição Revista, ampliada e atualizada

  • Páginas: 464
  • Edição: 7a
  • Ano: 2019
  • ISBN: 978-85-442-2559-2
  • Dimensões: 16x23cm
  • Acabamento: Brochura
  • ID: JUS0036
Disciplinas: Português

Descrição

O LEITOR ENCONTRARÁ:


- Dicas práticas para organizar a redação

- Exercícios para treinar a estruturação de parágrafos

- Temas cobrados em provas oficiais

 

COMO VENCER AS PROVAS DISCURSIVAS APLICADAS EM CONCURSOS PÚBLICOS?

Cada vez mais, os concursos públicos têm cobrado, além das tradicionais questões de múltipla escolha, provas discursivas ou redações, que avaliam o conhecimento do candidato sobre determinado assunto e também sua capacidade de expressão e organização do pensamento. Tal fato deveria ser recebido com bons olhos pela população, pois garante que os futuros servidores sejam mais preparados para a comunicação escrita, tarefa rotineira na esfera profissional.

No entanto, muitos candidatos temem esse tipo de prova e, às vezes, até desistem do concurso por causa da redação. Veja, porém, que aprender a escrever um texto para uma prova discursiva ou uma dissertação de prova não é difícil. Você é plenamente capaz de fazê-lo, precisando apenas se dedicar, estudar e praticar. Este livro foi escrito para ajudá-lo na empreitada, pois tem o objetivo de proporcionar um melhor entendimento no que diz respeito à elaboração do texto dissertativo, além de contemplar a elaboração de respostas a questões discursivas para concursos públicos.

 

QUEM RECOMENDA?

"Estou de fato impressionado com a obra deles. Nesses anos todos, praticamente só vi livros de redação que passavam ao largo do assunto. Eram Gramáticas disfarçadas de livros de redação. Passavam quase o tempo todo ensinando pontuação, emprego de acento grave, regência... Somente em uma pequena parte do livro falavam sobre tipologia textual, coesão e coerência, e mesmo assim com pouquíssimo aprofundamento. Aqui não, o candidato - a obra é objetivamente voltada para os concurseiros - terá efetivamente informações de como organizar a sua redação, como estruturar o parágrafo introdutório, que possibilidades ele tem para desenvolver a argumentação e quais tipos de fechamento são mais apropriados. A gramática, sim, está aqui apenas como apoio, e não como base. A gramática só é visitada para que o candidato não cometa os erros mais corriqueiros.

O livro é de redação, de construção textual, e não de ensinamentos gramaticais. Perfeito para o que se propõe, e verdadeiro.

Enfim, é livro obrigatório na estante de quem pretende ingressar na carreira pública, sobretudo para aqueles que prestarão concursos com redação."

Marcelo Rosenthal

 

Fechamento: 17/01/2019



SUMÁRIO
CAPÍTULO I
NOÇÕES GERAIS DE TIPOLOGIA TEXTUAL
1. A definição de tipo textual
1.1. Texto narrativo
1.2. Texto descritivo
1.3. Texto injuntivo
1.4. Texto dialogal
1.5. Texto dissertativo
2. Elaborando um texto dissertativo
2.1. Detalhando a estrutura do texto dissertativo
2.1.1. Introdução
2.1.2. Desenvolvimento
2.1.3. Conclusão
3. Conhecendo a folha de redação
4. Exercícios

CAPÍTULO II
O PARÁGRAFO
1. A divisão das ideias em parágrafos
2. A estrutura do parágrafo
2.1. O tópico frasal
2.2. O desenvolvimento do tópico frasal
2.2.1. Apresentando uma adição ao que foi exposto no tópico frasal
2.2.2. Apresentando uma causa do que foi exposto no tópico frasal
2.2.3. Apresentando uma consequência do que foi exposto no tópico frasal
2.2.4. Apresentando um exemplo do que foi exposto no tópico frasal
2.2.5. Apresentando uma oposição ao que foi exposto no tópico frasal
3. Exercícios
4. Atividade de produção textual

CAPÍTULO III
O PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO
1. A estrutura geral do parágrafo de introdução
2. Técnicas para redigir um parágrafo de introdução
2.1. Abordagem padrão
2.2. Definição
2.3. Questionamento(s)
2.4. Citação
2.5. Sequência de frases nominais
2.6. Exposição do ponto de vista oposto
2.7. Analogia
2.8. Alusão histórica
3. A afirmação da tese e a impessoalização do discurso
4. Exercícios
5. Atividade de produção textual

CAPÍTULO IV
O PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO
1. A estrutura geral do parágrafo de desenvolvimento
1.1. Parágrafos expositivos
1.2. Parágrafos argumentativos
2. Tipos de argumento
2.1. Argumentação por causa/consequência
2.2. Argumentação por exemplificação
2.3. Argumentação por dados estatísticos
2.4. Argumentação por testemunho de autoridade
2.5. Argumentação por contra-argumentação
3. Exercícios
4. Atividade de produção textual

CAPÍTULO V
O PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO
1. Considerações gerais sobre o parágrafo de conclusão
2. Métodos de raciocínio
2.1. Método dedutivo
2.2. Método indutivo
2.3. Método dialético
3. Estrutura geral do parágrafo de conclusão
4. Exercícios
5. Atividade de produção textual

CAPÍTULO VI
COESÃO TEXTUAL
1. A definição de coesão textual
2. Coesão referencial
2.1. Coesão referencial pronominal
2.1.1. Referência exofórica
2.1.2. Referência endofórica
2.2. Coesão referencial por elipse
2.3. Coesão referencial lexical
3. Coesão sequencial
3.1. Classificação das conjunções segundo a NGB
3.2. As conjunções e as relações semânticas e contextuais
3.2.1. Relações de causa e consequência
3.2.2. Relações de oposição
3.2.3. Relação de condição
3.2.4. Relação de finalidade
3.2.5. Relação de adição
3.2.6. Relação de conclusão
4. Problemas gerais da construção do período
5. Exercícios
CAPÍTULO VII
COERÊNCIA TEXTUAL
1. Introdução
2. A identificação de informações implícitas
2.1. Pressuposição
2.2. Inferência
3. Regras da coerência textual
3.1. Regra da repetição
3.2. Regra da progressão
3.3. Regra da não contradição
3.4. Regra da relação
4. Exercícios

CAPÍTULO VIII
REGRAS DA NORMA PADRÃO
1. Introdução
2. Ortografia
2.1. Palavras que costumam gerar dúvidas
2.1.1. acerca de/a cerca de/cerca de/há cerca de
2.1.2. a fim/afim
2.1.3. a princípio/em princípio
2.1.4. ao encontro de/de encontro a
2.1.5. ao invés de/em vez de
2.1.6. há/a
2.1.7. onde/aonde
2.1.8. se não/senão
2.1.9. tampouco/tão pouco
2.1.10. porque/por que/por quê/porquê
2.2. Reforma ortográfica
2.2.1. Novo alfabeto
2.2.2. Mudanças nas regras de acentuação gráfica
2.2.3. Mudanças nas regras do hífen
3. Concordância verbal
3.1. Sujeito composto anteposto ao verbo
3.2. Sujeito composto posposto ao verbo
3.3. Verbo ser
3.4. Um e outro
3.5. Um dos que
3.6. Quem
3.7. Que
3.8. Pronome de tratamento
3.9. Nomes próprios no plural
3.10. Expressões partitivas (um terço de, trinta por cento de, a metade de, a maior parte de, a menor parte de, uma parte de, a maioria de, a minoria de etc.)
3.11. Sujeito oracional
3.12. Verbo haver
3.13. Verbo fazer
3.14. Verbos que indicam fenômenos da natureza
3.15. Verbo + se
4. Concordância nominal
4.1. Adjetivo junto ao verbo ser
4.2. Bastante
4.3. Meio
4.4. Só
4.5. Anexo, incluso, apenso
4.6. Mesmo
4.7. Possível
4.8. Haja vista
4.9. Um adjetivo funcionando como adjunto adnominal de dois ou mais substantivos
5. Regência
5.1. Agradar
5.2. Aspirar
5.3. Assistir
5.4. Avisar/alertar/informar etc.
5.5. Chegar
5.6. Custar
5.7. Implicar
5.8. Lembrar e esquecer
5.9. Obedecer e desobedecer
5.10. Preferir
5.11. Visar
6. Crase
6.1. Quando não utilizar acento grave:
6.2. Casos especiais
7. Colocação pronominal
7.1. Não se inicia oração com pronome oblíquo átono
7.2. As conjunções subordinativas, os advérbios, os pronomes inter-rogativos, os pronomes relativos e os pronomes indefinidos atra-em o pronome oblíquo átono
7.3. No futuro do pretérito e no futuro do presente, ocorrerá a mesó-clise
7.4. Há regras específicas para a colocação pronominal em locuções verbais
8. Pontuação
8.1. Vírgula
8.1.1. Quando não utilizar a vírgula
8.1.2. Quando utilizar a vírgula
8.2. Ponto e vírgula
8.3. Ponto-final
8.4. Dois-pontos
8.5. Parênteses
8.6. Aspas
8.7. Travessão
8.8. Ponto de interrogação
8.9. Ponto de exclamação
8.10. Reticências
9. Exercícios
9.1. Ortografia
9.2. Concordância verbal
9.3. Concordância nominal
9.4. Regência
9.5. Crase
9.6. Colocação pronominal
9.7. Pontuação
CAPÍTULO IX
TEMAS DE REDAÇÃO
1. Temas CESPE/UnB
2. Temas Fundação Carlos Chagas (FCC)
3. Temas Cesgranrio
4. Temas Fundação Getulio Vargas (FGV)
5. Temas Núcleo de Computação Eletrônica (NCE/UFRJ)
6. Temas FUNRIO

CAPÍTULO X
QUESTÕES DISCURSIVAS
1. Temas CESPE/UnB
2. Temas Fundação Carlos Chagas (FCC)
3. Temas Cesgranrio
4. Temas Fundação Getulio Vargas (FGV)
5. Temas Núcleo de Computação Eletrônica (NCE/UFRJ)
6. Temas FUNRIO
7. Temas escola superior de administração fazendária (ESAF)

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

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Avaliações dos clientes

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Com base em 4 avaliações

Recife - PE

12/02/2019

Ótimo

Livro muito bom recomendo

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São Paulo - SP

07/02/2019

Ótimo

O livro é muito bom, gostei demais

Essa avaliação foi útil? Sim (0) | Não (0)

Rio de Janeiro - RJ

02/02/2019

Ótimo

Excelente guia de estudos!

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Natal - RN

29/01/2019

Ótimo

Livro completo para a preparação de redações.

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