Este livro é fruto da parceria entre a Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e o Grupo de Estudos de Fonética Forense da Universidade de Campinas (UNICAMP).
Obra inédita, está organizada em duas partes, na primeira, de forma detalhada, são apresentados os procedimentos para o ensino sistemático e aplicação da análise de comparação de locutor dentro do contexto forense.
Para a segunda parte da obra os autores convidaram renomados pesquisadores com experiência forense para escreverem capítulos inéditos utilizando técnicas fonético-acústicas ou sociolinguísticas que dialogassem com a tarefa de comparação de locutor.
Este livro destina-se, portanto, a todos os peritos, assistentes, operadores do direito e acadêmicos que se interessem por esta área da perícia.
Organização: GEFF - Grupo de Estudos em Fonética Forense da Unicamp/SP
É linguista com formação inicial em Engenharia Eletrônica na Graduação (1988) e no Mestrado (1990) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Seu doutorado em Signal-Image-Parole/Option Parole foi defendido no Institut de la Communication Parlée e Institut National Polytechnique de Grenoble, França (1994). Tem título de livre-docente em Fonética e Fonologia pela Universidade Estadual de Campinas (2006), onde é Professor Associado III. Tem formação em Engenharia Eletrônica e Linguística, com ênfase na área de Fonética experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e modelamento dinâmicos da prosódia da fala, prosódia experimental, teoria de sistemas dinâmicos e de osciladores acoplados, ciências da fala e da linguagem, estilos de elocução, emoção na fala, relações entre atividade respiratória e fala. Tem mais de 130 publicações em periódicos especializados e anais de congressos nacionais e internacionais. É o autor do ?Manual de Fonética Acústica Experimental? (São Paulo: Cortez, 2015), juntamente com Sandra Madureira, de ?Incursões em torno do ritmo da fala? (Campinas: Pontes, 2006) e de ?Prosódia?(São Paulo: Parábola, 2019). É membro do Conselho da International Phonetic Association, membro da Diretoria do Special Interest Group in Speech Prosody (SproSIG-ISCA) e do comitê editorial das revistas Phonetica, DELTA, Veredas, International Journal of Speech Technology, entre outras.