UM NOVO SELO PARA NOVOS TEMPOS!
Essa obra discute as transformações de temas relevantes provocadas pela virada tecnológica!
Tem o selo do Conselho de Direito Digital, Transformação e Novas Tecnologias, composto por grandes autores envolvidos nas discussões relacionadas à transformação digital.
POR QUE ESCOLHER O LIVRO “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E PROCESSO JUDICIAL”?
Escrever um livro sobre tecnologia é expor-se ao risco do anacronismo. Seria desnecessário dizer que as ideias talhadas em texto podem chegar à obsolescência numa velocidade impressionante, considerando a rapidez com que as transformações ocorrem nessa seara. De outro lado, se houve um tempo em que se duvidava dos impactos produzidos pelos avanços tecnológicos no Direito, atualmente é inquestionável a superação dessa perspectiva. O ceticismo deu lugar à necessidade urgente de repensar institutos fundamentais, investigar se ainda são adequados, se merecem ser reconstruídos ou, na hipótese mais remota, se permanecem intocáveis, sem contar outros tantos com os quais passamos a lidar justamente por conta da tecnologia. Para tudo isso, submeter-se à arriscada tarefa de escrever a respeito dessas influências passou a ser premente.
A obra que tive a honra de traduzir para a língua portuguesa, escrita originalmente em 2018 e atualizada para a presente versão pelo Professor Jordi Nieva-Fenoll, catedrático de Direito Processual da Universitat de Barcelona, revela a possibilidade de equilibrar,
a um só tempo, prognósticos, enfrentamento de problemas e apresentação de soluções para o Direito Processual, a partir do potencial e das repercussões da inteligência artificial.
Estar atento aos impactos da inteligência artificial sobre o processo judicial é, em última análise, perceber quais serão as consequências de uma relação entre homem e máquina, ou, quando muito, apenas desta com esse meio de solução de conflitos. Espera-se, com isso, que o presente livro se junte a outros que não ficam presos na superfície eufórica da novidade, pois se preocupa em demonstrar a atualidade de diversos desafios, que demandarão reflexão e solução em curto espaço de tempo.
Elie Pierre Eid
Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor de Direito Processual Civil. Consultor e advogado.