POR QUE ESCOLHER O LIVRO CYBERBULLYING: PRÁTICAS E CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA VIRTUAL NA ESCOLA?
A humanidade vive um dos seus maiores paradoxos, enquanto temos a disposição recursos tecnológicos nunca antes imaginados, acessíveis a grande parte, quiçá a maioria, da população, enfrentamos a mais séria ameaça de retrocesso cultural.
Estamos diante de uma verdadeira epidemia de ignorância e ódio gratuito que se espalham a uma velocidade jamais vista e com um alcance inimaginável, principalmente por meio das "redes sociais" de teleinformática.
A rede mundial de computadores, popularmente conhecida como Internet, provocou uma revolução na forma das pessoas, empresas e governos interagirem. Se por um lado, tal revolução traz ganhos indiscutíveis em termos de aproximação de pessoas e ideias, além de propiciar o surgimento de novos modelos de negócios e serviços, por outro tem se transformado numa arma de "destruição em massa".
Uma das faces mais impactantes desta "arma" têm sido, ao lado das "fakes news", o fenômeno do cyberbullying e os seus efeitos deletérios, principalmente nos jovens e adolescentes.
O trabalho da Profa. Dra. Neide Aparecida Ribeiro tem o mérito de investigar a ocorrência destes eventos no ambiente escolar, local tradicionalmente vinculado ao desenvolvimento e à preparação dos jovens para o mundo adulto.
Ao fazer a sua pesquisa em escolas da rede pública de ensino da cidade de Palmas-TO, fica demonstrado que a internet e os seus efeitos são universais, alcançando todas as regiões geográficas, faixas etárias e classes sociais.
O estudo deste tema nos indica que os profissionais de educação, professores e gestores, e as famílias dos estudantes não podem ficar indiferentes, pois as consequências são bastante graves, tanto para as vítimas quanto para os agressores.
Encontrar formas eficientes de lidar com o cyberbullying, talvez seja um dos caminhos para desenvolvermos uma "vacina" contra o ódio, a intolerância e a ignorância que se propagam diuturnamente pela Internet, possibilitando a criação de uma cultura pacífica e transformadora que recupere os ideais humanistas.
A leitura deste belíssimo trabalho nos proporciona uma reflexão realista e profunda sobre o tema, que espero contribuir para a retomada do caminho da racionalidade e progresso cultural da sociedade.
José Márcio Bittes
Auditor da Receita Federal do Brasil
Mestre em Tecnologia da Informação - UFRJ
Msc em Informática UFRJ