CONTÉM:
• Dicas específicas de preparação para a prova de sentença do concurso da magistratura
• Modelos para cada questão a ser abordada na sentença
• Capítulo voltado aos aspectos essenciais dos procedimentos de maior incidência nos últimos certames da magistratura
• Exercícios simulados para treinamento e desenvolvimento da técnica de redação da sentença cível, acompanhados dos respectivos espelhos de correção
• Sentenças reais das Justiças Estadual e Federal
POR QUE ESCOLHER O LIVRO “CURSO DE SENTENÇA CÍVEL”?
A obra dos Juízes Fabrício Castagna Lunardi e Luiz Otávio Rezende, alinhada à reforma processual civil, consiste em farol prático não apenas para os profissionais que se encontram em preparação para o árido concurso da magistratura, mas certamente para os juízes brasileiros em constante interesse por atualização. A divisão metodológica do trabalho prima pelo didatismo, percorrendo todas as fases de produção de uma sentença, do relatório ao dispositivo, incluindo-se, nesse iter, as questões preliminares processuais, as questões prejudiciais de mérito e o mérito propriamente dito. Todos os pontos mais comuns rotineiramente enfrentados por um magistrado na solução dos litígios encontram-se minuciosamente explicados nos seis capítulos da obra, que também prima pela atualização jurisprudencial, apresentando ao leitor os entendimentos mais abalizados dos tribunais pátrios.
Luiz Fux
Ministro do Supremo Tribunal Federal.
A obra, elaborada de forma clara e didática, ao longo de seus seis capítulos, após analisar os aspectos teóricos das sentenças cíveis em geral, preocupa-se em trazer modelos de decisões em diferentes modalidades de processos cíveis.
Preocupados com os candidatos aos concursos públicos para a Magistratura, apresentam o regramento geral editado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de exercícios simulados envolvendo diferentes setores da área cível (Direito Civil, Empresarial, Administrativo, Constitucional). [...]
Trata-se, enfim, de um trabalho completo, reunindo teoria e prática da sentença, apresentando-se como uma obra imprescindível a todos os operadores do Direito que pretendam se debruçar sobre o tema.
Paulo de Tarso Vieira Sanseverino
Ministro do Superior Tribunal de Justiça.